sábado, 11 de maio de 2013

SEMANA SANTA: TEMPO DE REFLEXÃO E ORAÇÃO

Vivemos de 24 a 31 de de março nossa Semana Santa aqui na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Foram dias de intensa oração e participação em nossas liturgias. São dias que não saem de nossas cabeças. São dias em que o "Povo de Deus" não se cansa de sair de casa para caminhar, rezar e cantar. São dias em que nada segura todo aquele que deseja do fundo do coração participar de tudo o que acontece em sua igreja. Isso aconteceu conosco. Acompanhe.

24/03/2013
DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR


Às 8:30 nas esquinas das avenidas Itália com Portugal, deu-se a bênção dos ramos e subiu-se com a procissão até a matriz, onde a Eucaristia bem participada foi celebrada.











Às 10:30 nas esquinas das avenidas Aeroporto e Mercúrio, outra bênção nos ramos foi concedida, seguindo ao barracão da Capela Nossa Senhora da Rosa Mística, onde celebrou-se a Eucaristia.

As celebrações deste dia lembram a entrada de Jesus na cidade santa, Jerusalém, onde os judeus o acolheram com ramos de oliveira nas mãos. Uma outra parte da mesma celebração, remonta à condenação de Jesus Cristo.
Aprendamos deste dia que acolher e condenar são atitudes humanas, por isso é preciso ficar atento para viver a fé e a vida com coerência amorosa.

25/03/2013
MISSA COM OS ENFERMOS
Às 15:00 h. reunidos na matriz Nossa Senhora das Graças, os enfermos e seus cuidadores participaram junto do Pe. Sidney da Eucaristia celebrada de modo especial para eles. Nesta ocasião, também foi celebrada a Unção dos Enfermos, sacramento que dá o perdão dos pecados e pede a cura da pessoa. Foi uma missa bem participada. Ao final, no salão paroquial, a Pastoral da Saúde ofereceu um delicioso café aos participantes.
Aprendamos desta tarde: oferecer um instante marcante aos idosos e enfermos, pois eles não podem acompanhar a comunidade nas procissões e missas noturnas. Isso é caridade pastoral.

MISSA E PROCISSÃO DO DEPÓSITO











Na noite de segunda feira na Capela São João Batista, uma missa com encenação atualizada tratando da temática do preconceito foi celebrada. Em seguida, saíram de lá as Procissões do Depósito das imagens de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores destinadas à matriz paroquial e a capela Nossa Senhora da Rosa Mística.
Aprendamos deste instante: participar junto da comunidade, independente da maior ou menor importância do gesto celebrado. Importa é acompanhar com a nossa fé e a nossa oração.

26/03/2013
VIA SACRA





Planejou-se realizar a via-sacra pelas ruas e casas dos paroquianos, mas a chuva impediu que isso fosse possível. Mas estrategicamente, a celebração aconteceu dentro da matriz. Foi uma bênção. Quanta gente participando. E mais: rezando com os olhos, com a boca e com o coração.
Aprendamos desta noite: criar alternativas para nos encontrarmos e elevar nosso louvor a Deus.

27/03/2013
PROCISSÃO DO ENCONTRO E MISSA


Na noite de quarta feira, sairam da matriz Nossa Senhora das Graças e da Capela Nossa Senhora da Rosa Mística as Procissões de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. O encontro aconteceu na Capela São João Batista e terminou com a Eucaristia.
Aprendamos deste gesto: encontrar é somar, é fazer comunhão, é trazer Deus pra junto da gente.

28/03/2013
QUINTA-FEIRA: INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA E DO SACERDÓCIO


Às 20:00 na matriz Nossa Senhora das Graças, o Pe. Sidney presidiu a solene missa do lava-pés. Sua reflexão abordou o serviço (Cf. Jo 13), mas também rezou sobre a divindade que a Eucaristia inteira possui: pão e vinho consagrados numa celebração que inteirinha é importante e cheia do Mistério de Deus. Ao término da missa aconteceu a Transladação do Santíssimo e a Vigília Eucarística até a meia noite.

Aprendamos deste gesto de Jesus: Eucaristia é serviço e amor incondicional.

29/03/2013
SEXTA FEIRA: PAIXÃO DO SENHOR



Às 6:00 da manhã, reunidos em frente ao Ginásio Juca Cobra, começou a caminhada penitencial rumo à Cerâmica Togni. Durante a caminhada, refletiu-se sobre os Mandamentos da Igreja e as virtudes teologais. Foram seis quilômetros de oração, cantos e suor.

Às 15:00 h na matriz começou a silenciosa Ação Litúrgica. A igreja estava repleta de fieis rezando por todas as preces que a Igreja expõe neste dia. O beijo na cruz redentora aconteceu com bastante piedade, lembrando, evidentemente, que do madeiro da cruz brotou a salvação dada por Nosso Senhor Jesus Cristo. Antes do término, ao som de músicas eucarísticas, foi distribuída a Eucaristia.















Às 19:30 h os jovens da paróquia encenaram a Paixão de Cristo. Ao fim dela a Procissão do Enterro começou e caminhou pelas ruas do bairro São Sebastião. Quando a procissão retornou para a Igreja, o Sermão do Enterro foi proferido pelo Pe. Sidney e em seguida a veneração das imagens no interior da igreja.



















30/03/2013
VIGÍLIA PASCAL

Do lado externo da matriz, estando com as luzes apagadas, a Solene Vigília Pascal teve seu início. Trata-se de uma celebração composta de quatro instantes litúrgicos: o Fogo (redordando que Jesus é a luz do mundo), a Palavra (recordando a revelação de Deus),  a Água (recordando o Batismo) e a Eucaristia (recordando o alimento que o próprio Deus é e se faz). Durante a missa o Pe. Sidney pregou convictamente sobre a realidade da ressurreição de Jesus para Ele e para todos nós. Ao término da missa ainda aconteceu pelas imediações da igreja a Procissão com a imagem do Ressuscitado.
Guardemos: a ressurreição de Jesus aconteceu! Nós somos chamados à mesma realidade de Jesus, o Filho de Deus Altíssimo.





31/03/2013
DOMINGO DE PÁSCOA
No Domingo de Páscoa, todas as comunidades da Paróquia tiveram missas. Às 8:00 na Capela São João Batista, às 9:30 na matriz e às 18:30 da Capela Nossa Senhora da Rosa Mística. Trabalhou-se neste dia a ideia de Jesus Cristo vivo e presente em nosso meio para nos congregar. Não faz sentido ir à missa para buscar apenas uma graça, um alimento e não se comprometer com Jesus vivo. Não faz sentido também ir à missa para criticar. Ir à missa é uma atitude de somar... de viver juntos. Afinal, Jesus é Emanuel: Deus conosco.


Ao término desta Semana Santa, agradecemos a presença de todos os fiéis e também de todos os cooperadores. Para realizar uma semana intensa de trabalhos, muita gente não só põe a mão na massa, mas se esmaga como o trigo é esmagado para fazer-se alimento.
Obrigado a todos.
Feliz Páscoa!!!
Pe. Sidney