quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Papa Francisco escreve uma Carta às Famílias do mundo

Nesta terça-feira, 25 de fevereiro de 2014, o Papa Francisco tornou público uma carta que ele escrevera no dia 2 deste mês. Trata-se de um comunicado seu a respeito do Sínodo Extraordinário dos Bispos que acontecerá ainda este ano. Ele pede a todas famílias que rezem por este acontecimento.
Acompanhe na íntegra a carta.
_________________________

CIDADE DO VATICANO, 25 de Fevereiro de 2014.
Queridas famílias:
Apresento-me à porta da vossa casa para vos falar de um acontecimento que vai realizar-se, como é sabido, no próximo mês de Outubro, no Vaticano: trata-se da Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, convocada para discutir o tema “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”. Efetivamente, hoje, a Igreja é chamada a anunciar o Evangelho, enfrentando também as novas urgências pastorais que dizem respeito à família.
Este importante encontro envolve todo o Povo de Deus: Bispos, sacerdotes, pessoas consagradas e fiéis leigos das Igrejas particulares do mundo inteiro, que participam ativamente, na sua preparação, com sugestões concretas e com a ajuda indispensável da oração. O apoio da oração é muito necessário e significativo, especialmente da vossa parte, queridas famílias; na verdade, esta Assembleia Sinodal é dedicada de modo especial a vós, à vossa vocação e missão na Igreja e na sociedade, aos problemas do matrimônio, da vida familiar, da educação dos filhos, e ao papel das famílias na missão da Igreja. Por isso, peço-vos para invocardes intensamente o Espírito Santo, a fim de que ilumine os Padres sinodais e os guie na sua exigente tarefa. Como sabeis, a esta Assembleia Sinodal Extraordinária, seguir-se-á - um ano depois - a Assembleia Ordinária, que desenvolverá o mesmo tema da família. E, neste mesmo contexto, realizar-se-á o Encontro Mundial das Famílias, na cidade de Filadélfia, em Setembro de 2015. Por isso, unamo-nos todos em oração para que a Igreja realize, através destes acontecimentos, um verdadeiro caminho de discernimento e adote os meios pastorais adequados para ajudarem as famílias a enfrentar os desafios atuais com a luz e a força que provêm do Evangelho.
Estou a escrever-vos esta carta no dia em que se celebra a festa da Apresentação de Jesus no templo. O evangelista Lucas conta que Nossa Senhora e São José, de acordo com a Lei de Moisés, levaram o Menino ao templo para oferecê-Lo ao Senhor e, nessa ocasião, duas pessoas idosas – Simeão e Ana –, movidas pelo Espírito Santo, foram ter com eles e reconheceram em Jesus o Messias (cf. Lc 2,22-38). Simeão tomou-O nos braços e agradeceu a Deus, porque tinha finalmente “visto” a salvação; Ana, apesar da sua idade avançada, encheu-se de novo vigor e pôs-se a falar a todos do Menino. É uma imagem bela: um casal de pais jovens e duas pessoas idosas, reunidos devido a Jesus. Verdadeiramente Jesus faz com que as gerações se encontrem e unam! Ele é a fonte inesgotável daquele amor que vence todo o isolamento, toda a solidão, toda a tristeza. No vosso caminho familiar, partilhais tantos momentos belos: as refeições, o descanso, o trabalho em casa, a diversão, a oração, as viagens e as peregrinações, as ações de solidariedade... Todavia, se falta o amor, falta a alegria; e Jesus é quem nos dá o amor autêntico: oferece-nos a sua Palavra, que ilumina a nossa estrada; dá-nos o Pão de vida, que sustenta a labuta diária do nosso caminho.
Queridas famílias, a vossa oração pelo Sínodo dos Bispos será um tesouro precioso que enriquecerá a Igreja. Eu vo-la agradeço e peço que rezeis também por mim, para que possa servir o Povo de Deus na verdade e na caridade. A proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria e de São José acompanhe sempre a todos vós e vos ajude a caminhar unidos no amor e no serviço recíproco. De coração invoco sobre cada família a bênção do Senhor.
Vaticano, 02 de Fevereiro de 2014 - Festa da Apresentação do Senhor.
FRANCISCUS
Fonte: Francisco, Papa. Disponível em: . Vaticano, 26 de fevereiro de 2014.


_________________________

Acompanhemos este acontecimento não só como expectadores. Se viemos de uma família, se somos família, se somos cristãos... então, rezemos por este acontecimento. O Papa e o Vaticano primeiro ouviu as dioceses do mundo inteiro. Agora participemos ativamente com a nossa oração. Ela é o meio de manifestar a nossa presença, a nossa crítica, a nossa preocupação com a família.
O Papa precisa de nossa oração; as famílias precisam do Papa; nós precisamos da família!

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Missa de envio dos novos coroinhas

Na Celebração Eucarística do 7.º Domingo do Tempo Comum, vários foram os motivos encontrados para bendizer a Deus. Algumas crianças e adolescentes tendo sido convenientemente preparadas foram enviadas ao serviço de Coroinhas, estando aptas a ajudar na celebrações. Aconteceu também o rito de Instituição de Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística para Maria Olímpia que agora passa a exercer esta função junto dos demais Meces de nossa paróquia. Enfim, ainda tivemos desta data o agradecimento ao Pai-Deus, pela conquista da escritura da casa própria de vários moradores do Conjunto Habitacional Dr. Pedro Afonso Junqueira, que após anos de espera, através do "Mutirão da Habitação", conseguiram a escritura definitiva de seus imóveis.
Na homilia desta Eucaristia, Pe. Sidney, falou sobre a vocação a santidade que temos dentro de todos nós. "Na criação, Deus disse: 'Façamos o homem à nossa imagem e semelhança'. Deus é Santo, logo, todos nós, por sermos sua imagem e semelhantes a Ele, trazemos em nosso íntimo a capacidade de sermos santos também. Somos seus filhos, e dentro da nossa liberdade de escolha, podemos fazer deste chamado, um meio de vida, a fim de verdadeiramente crescermos na fé e na santidade."




             

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Apresentação do Padre Alessandro à Paróquia Nossa Senhora das Graças

No dia 16 de fevereiro de 2014, na Celebração Eucarística das 9:30 da manhã, o Padre Alessandro Oliveira Faria foi apresentado à nossa paróquia. Para nós esse é um motivo de festa e de alegria. No início da celebração, nosso pároco, Pe. Sidney, leu a Provisão, na qual o Bipo Diocesano de Guaxupé, Dom José Lanza Neto, nomeia o Pe. Alessandro como Vigário de nossa paróquia. Após a leitura, Pe. Sidney acolheu-o e transferiu a presidência da missa ao Pe. Alessandro que, posteriormente, pregou em sua homilia sobre as simplicidades que temos que exercer para com as coisas de Deus, principalmente quando se diz respeito em auxiliar o nosso próximo que está caído e precisa de nosso auxílio.
Ao final da Eucaristia, uma bonita mensagem de acolhimento foi proferida por um membro do Conselho de Pastoral Paroquial, em nome de toda a paróquia, e vários fiéis deram o abraço de boas vindas ao padre.
SEJA BEM VINDO, PADRE ALESSANDRO!
CONTE COM NOSSA AJUDA E NOSSAS ORAÇÕES.
QUE DEUS E NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS  O ILUMINE NESTA NOVA JORNADA EM SUA VIDA!