terça-feira, 21 de julho de 2015

II Retiro Missionario Paroquial


Um grande de número de pessoas participou nestes dias 18 e 19 de julho do II Retiro Missionário Paroquial acontecido na Matriz Nossa Senhora das Graças de Poços de Caldas.
No primeiro dia, todas as pastorais, movimentos e setores missionários tiveram uma calorosa e animada acolhida.
Em seguida foi entronizada a bandeira do Espirito Santo, pedindo a Deus que renove a face da terra, e dê um ardor missionário a todos nós.
Também foi recorrida a intercessão de Nossa Senhora ,rezando e meditando os Mistérios Gozosos do Terço Missionário. A cada mistério rezado pediu-se a Deus por cada setor missionário de nossa paróquia e também pela Diocese de Guaxupé. Ao término, rezou-se juntos a oração das SMP. 
Foram convocados alguns dos vinte missionários que estiveram em Guaxupé para falarem um pouco de suas experiências e aprendizados que vivenciaram no II Retiro Missionário Diocesano, sendo que foram unânimes em descrever o encanto principalmente em relação ao Padre Luís Mosconi , que o nosso pároco o definiu como uma pessoa Mística.
Para encerrar esta noite Pe Sidney explicou os objetivos das SMP, tanto o Pessoal, Eclesial e Social e nos deu algumas pistas do que será vivenciado no segundo dia do retiro.
























O segundo dia seguiu com a oração do Ofício Divino das Comunidades. A chegada da Palavra de Deus e a sua proclamação levaram a uma bela reflexão, na qual foi explanado sobre quando somos chamados para a missão, então é o próprio Deus quem age em nós. 
Outro momento marcante foi entraram os dois banners com dezenas de fotos de acontecimentos paroquiais. Como bem disse o Pe. Sidney na noite anterior, estas fotos retratam tudo aquilo que acontece no interior de nossa igreja e que as SMP nos chama a levar para outros lugares que a graça de Deus também precisa chegar.
Na primeira formação tratou sobre Mística e Missão. Em um vídeo motivacional, observamos o sentido de Missão, aquilo que podemos deixar de dar prioridade para fazermos aquilo que realmente interessa.
Na formação os missionários falaram sobre a Convicção do missionário, lembrando a todos sobre algumas convicções que temos na vida seja no esporte, política, profissional, ressaltando que também devemos exercitar e por em prática nossa convicção religiosa de cristãos missionários.
Momento ímpar e fortíssimo foi a Vigília de Oração, onde os missionários retirantes empunharam as bandeiras do Espírito Santo. Foi um instante de sincera entrega, culminando na unção e no envio de todos os participantes. 
O almoço foi delicioso e logo em seguida dele houve uma grande animação que levou a todos a uma partilha sobre o Evangelho de Marcos, segundo o Pe. Luis Mosconi.do para os dias a partir da ótica do Padre Luís Mosconi.
Na Celebração Eucarística de encerramento do retiro, Pe. Sidney, se mostrou alegre e satisfeito pela presença de tantas pessoas neste retiro, e foi feliz quando disse que necessitamos estar ligados nos projetos da Igreja Diocesana: leigos, Padres e Bispo, pois como uma pipa que é ligada a linha tem uma direção e um controle, assim também somo nós que ligados em às mãos de Jesus Cristo através da Igreja. Imaginem uma pipa quando arrebenta sua linha, ela fica desgovernada e seu destino é cair, assim acontece conosco. Jesus deixou sua Igreja para estarmos sempre ligados nela.
Ao término nosso pároco deixou-nos algumas dicas de como acontecerão as visitas missionárias, restando definir alguns detalhes com a equipe dos vinte para passar a todos.
Enfim o Retiro Paroquial fortaleceu em nós a nossa intimidade com Jesus, para que revigorados em nossa fé possamos sair em Missão.































































Nenhum comentário:

Postar um comentário