terça-feira, 29 de março de 2016

Semana Santa - Páscoa do Senhor

VIGÍLIA PASCAL

Com início às 19:30 h., do lado de fora da Matriz Nossa Senhora das Graças, ao redor da fogueira a vigília das vigílias [Cf. Santo Agostinho (354-430)] celebrou o Fogo Novo. Apesar da ventania que intimidava o Círio, sua chama foia acesa a através dela todas as velas foram acesas e no interior da igreja a Páscoa foi proclamada. Os quarenta dias de espera e preparação impulsionaram o forte canto do Aleluia!
As leituras contaram a História da Salvação. Contaram a nossa história. Nos vimos retratados e contados na literatura bíblica. Somos povo do Senhor!
Reavivamos em nós o dom do Batismo, ao renovarmos as promessas do dia em que nos tornamos Filhos de Deus e participantes desta Igreja.
Finalmente, alimentamos do Corpo e do Sangue vivos de Jesus Cristo. Vivos porque Ele não permanece morto. O amor de Deus Pai o transformou na força do Espírito Santo, assim refletiu o Pe. Sidney. E a partir das transformações estimuladas por Deus, nós também podemos e devemos buscar a transformação do nosso ser.   


































DOMINGO DE PÁSCOA
Lembrando a visita de Maria Madalena ao túmulo, nossa paróquia também se levantou de manhãzinha para celebrar a Eucaristia. Seis horas foi o horário escolhido e cada fiel foi chamado para levar uma rosa de presente para Jesus Ressuscitado. A Igreja esteve repleta de paroquianos que queriam demonstram seu amor pela Redenção Vivificadora de Jesus Cristo.
A Renovação Carismática sorteou uma cesta de Páscoa e agradeceu ao apoio dado por todos os participantes. A equipe de liturgia preparou um delicioso café da manhã aos participantes da primeira missa. Foi um momento muitíssimo agradável que se repetiu mais um ano seguido.
As Capelas São João Batista e Nossa Senhora da Rosa Mística também celebraram esta Solenidade maior na mesma manhã de domingo, e outra vez, os vasos não comportaram a quantidade de rosas oferecidas a Jesus.







FELIZ PÁSCOA!!!
São os votos de toda a Paróquia Nossa Senhora das Graças.



sábado, 26 de março de 2016

Semana Santa (Tríduo Pascal - Sexta-feira)

Nossa Sexta Feira da Paixão teve três instantes de encontros com públicos diversos.
Às 6:00 horas aconteceu uma Celebração Penitencial que tratou da nossa responsabilidade para com a casa comum. O Livro do Apocalipse e a Campanha da Fraternidade nos ajudaram a pedir perdão na manhã de um dia especial. Ao término dela . plantamos uma árvore no jardim da matriz para lembrar que a responsabilidade daquela árvore é de todos nós.
Em seguida, pelas ruas da Cohab, atravessando o Setor São Francisco e chegando a um cantinho do Setor Santa Teresinha, deu-se a Via-Sacra, cantando e rezando nas portas das casas que tanto se empenharam por receber uma estação. É a Igreja em saída que vai até o lar. 
Às quinze horas deu-se na Matriz Nossa Senhora das Graças a Ação Litúrgica. Uma maciça presença dos paroquianos para bem celebrar o instante da morte de Jesus através da audição da Palavra de Deus, a Oração Universal, a Adoração da Cruz e o recebimento da Eucaristia. O clima orante que foi criado ajudou na espiritualidade.
Às dezenove horas, na mesma igreja, aconteceu o Sermão das Sete Palavras, o qual lembra da máxima confiança de Jesus Cristo, até mesmo no momento de suprema dor. Na sequência, deu-se a Procissão do Enterro, a qual foi realizada dentro das dependências da Igreja, devido a chuva. Mesmo assim, o clima de respeito e oração pairaram sobre a celebração.

CELEBRAÇÃO PENITENCIAL E VIA SACRA














AÇÃO LITÚRGICA







SERMÃO DAS SETE PALAVRAS E PROCISSÃO DO ENTERRO